domingo, 27 de novembro de 2011

Cuscuz Paulista de Sardinha e legumes

Na minha vida toda eu conheci o cuscuz tipo bolo salgado, com variações entre atum, sardinha, camarão, frango, bacon ou apenas de legumes.
Aqui em Natal fui apresentada ao cuscuz potiguar, estilo de uma farofa e que tem a opção de comer acompanhado com leite, inclusive o meu marido come com açúcar o que não é muito comum.
Confesso que no no início não fui com a cara dele, mas hoje em dia, gosto que só! (jeito potiguar de falar).rs  
Abaixo está a receita da versão paulista do cuscuz, mesmo porque eu ainda não aprendi a fazer o daqui.

Cuscuz Paulista! Com o auxílio de mainha, via celular.
Cuscuz de Sardinha
Ingredientes


- 5 colheres (sopa) de azeite
- 4 dentes de alho
- 1 cebola picada
- 1 tomate (maduro) picado
- ½ pimentão picadinho
- 6 azeitonas picadas
- 1 xícara (chá) de palmito picado
- 1 lata de seleta (ervilha e milho)
- 2 latas de sardinha
- 1/2 xícara (chá) de molho de tomates
-  Pimenta (opcional)
- Cheiro verde
- 2 xícaras de água fervente
- 1 caldo de legumes ou da sua preferência
- 2 ½xícaras (chá) de farinha de milho amarela
- 2 ovos cozidos para decorar

Modo de Preparo
Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeita frite cebola, alho, pimentão e tomates e depois adicione os outros ingredientes até o cheiro verde e cozinhe por três minutos.
A seguir adicione a água com o caldo de legumes mexa bem para em seguida juntar a farinha de milho, mexendo até incorporar os temperos e cozinhar a farinha (isso é rápido), não deixe secar muito pois senão fica seco.
Unte com azeite uma fôrma com buraco no meio, coloque no fundo pedaços de ovo, tomates e depois disso coloque o cuscuz, deixe amornar e desenforme.
Sirva com salada verde, fica perfeito



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver uma palavrinha temperada, deixe aqui.