sábado, 7 de abril de 2012

Bolinho de Bacalhau Assado

Em oração, "Que eu consiga ser fiel àquilo que acredito, ao que me conforta a alma e ao meu coração! Que eu não precise acusar a outros para sentir-me forte ou dona da razão! Que eu consiga respeitar as diferenças e conviver com elas. Amém."


Ontem foi Sexta Feira Santa, lembro bem da época que era criança, lá em Sorocaba (interior de São Paulo), este era um dia que não se podia fazer nada, nem ligar o rádio ou televisão.
As coisas mudaram tanto, mas o que não muda é o que foi plantado no meu coração, o respeito pelas tradições e o significado deste dia, sou cristã, católica, e sou feliz por ter recebido da minha família esses ensinamentos.
Minha mãe nunca deixou que comêssemos carne nesses dias santos, e nunca questionei sobre isso! Engraçado que certas pessoas julguem o fato dos católicos absterem-se de carne nesse dia, cada um com seu cada um, ora!

Mas viemos aqui pra falar do bolinho de ontem que ficou uma delícia e quem colocou a mão na massa foi o meu marido! Foi feito no forno e ninguém acreditou! Pode fazer, eu "agarantio"! rs

BOLINHO DE BACALHAU ASSADO
INGREDIENTES
  • 350 gramas de bacalhau cozido e desfiado
  • 700 gramas de batata cozida amassada ou passada no ralador
  • 1 cebola (pequena) fatiada
  • 6 dentes alho (espremidos ou picadinhos)
  • 1 tomate fatiado
  • 1/3 do pimentão fatiado
  • azeite
  • 1 ovo
  • 2 colheres de amido de milho
  • pimenta calabresa
  • sal
MODO DE PREPARO
Numa frigideira frite o alho, cebola e o pimentão, depois acrescente o tomate e refogue. Reserve.
Numa tigela coloque o bacalhau desfiado e a batata amassada e misture esses ingredientes, junte o restante e mais um fio de azeite. Misture até que fique uma massa só.
Unte uma assadeira, faça cada um dos bolinhos com uma colher de sopa (cheia), use uma outra colher para auxiliar na hora de colocar o bolinho na assadeira.
O forno pré aquecido a 280º, por no mínimo 20 minutos (quanto mais quente o forno melhor).
Leve a assadeira ao forno até que eles fiquem dourados.
E depois é só saborear essas delicinhas e receber os elogios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver uma palavrinha temperada, deixe aqui.